sexta-feira, 22 de novembro de 2013

6° Ano - Tarefa de Simetria p/ 25/11/2013

Creio que a imagem abaixo lhes ajudará a compreender o conceito da tarefa:



Lembrando que cada desenho inicial deverá ter pelo menos uma casa, uma árvore e o Sol, como naqueles desenhos de pré escola.
A partir destes desenho, vocês criarão o reflexo (assim como bem demonstrado na imagem acima).

Caprichem, pois será nossa última atividade avaliativa.

sábado, 5 de outubro de 2013

Devaneios - II [Tragédia matemática]

  Caso ainda não tenhas lido o "Devaneios - I" talvez não seja fácil assimilar a beleza deste conto. Talvez mesmo depois de ler a postagem supracitada você não encontre tal beleza, porém sem dúvidas estará mais apto a compreender o que faz com que eu, Daniel, professor de matemática, encare este conto como uma bela "pérola lítero-matemática".
OBS.: Envolve muitos conceitos por vocês nem superficialmente vistos.

"Num certo livro de Matemática, um quociente apaixonou-se por uma incógnita.

Ele, o quociente, produto de notável família de importantíssimos polinômios.

Ela, uma simples incógnita, de mesquinha equação literal. Oh! Que tremenda desigualdade. Mas como todos sabem, o amor não tem limites e vai do mais infinito ao menos infinito.

Apaixonado, o quociente a olhou do vértice à base, sob todos os ângulos, agudos e obtusos. Era linda, uma figura ímpar e punha-se em evidência: olhar rombóide, boca trapezóide, seios esféricos num corpo cilíndrico de linhas senoidais.

- Quem és tu? Perguntou o quociente com olhar radical.

- Eu sou a raiz quadrada da soma do quadrado dos catetos, mas pode me chamar de Hipotenusa. Respondeu ela com expressão algébrica de quem ama.

Ele fez de sua vida uma paralela à dela, até que se encontraram no infinito. E se amaram ao quadrado da velocidade da luz, traçando ao sabor do momento e da paixão, retas e curvas nos jardins da quarta dimensão. Ele a amava e a recíproca era verdadeira. Se adoravam nas mesmas razões e proporções no intervalo aberto da vida.

Três quadrantes depois, resolveram se casar. Traçaram planos para o futuro e todos desejaram felicidade integral. Os padrinhos foram o vetor e a bissetriz.

Tudo estava nos eixos. O amor crescia em progressão geométrica. Quando ela estava em suas coordenadas positivas, tiveram um par: o menino, em honra ao padrinho, chamaram de Versor; a menina, uma linda Abscissa. Ela sofreu duas operações.

Eram felizes até que, um dia, tudo se tornou uma constante. Foi aí que surgiu um outro. Sim, um outro. O máximo divisor comum, um freqüentador de círculos viciosos. O mínimo que o máximo ofereceu foi uma grandeza absoluta.

Ela sentiu-se imprópria, mas amava o Máximo. Sabedor desta regra de três, o quociente chamou-a de fração ordinária. Sentiu-se um denominador comum, resolveu aplicar a solução trivial: um ponto de descontinuidade na vida deles.

Quando os dois amantes estavam em colóquio amoroso, ele em termos menores e ela de combinação linear, chegou o quociente e num giro determinante, disparou o seu 45.

Ela foi transformada numa simples dízima periódica e foi para o espaço imaginário e ele foi parar num intervalo fechado, onde a luz solar se via através de pequenas malhas quadráticas."

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

8° Ano - Análise Combinatória II


Como tarefa para segunda-feira vocês terão os exercícios da folha [T03] e os da matriz mais abaixo. São exercícios que remetem ao começo de nosso estudo de análise combinatória. Nada de questões de vestibulares.

PDF - Análise Combinatória [T03]

Notem que ainda não lhes entreguei a T02. Isto porque tal matriz é uma continuação de questões do vestibular, que faremos apenas mais tarde. Primeiro reforçaremos os conceitos envolvidos na análise combinatória.

Algo que os ajudará nos exercícios que estamos realizando, inclusive os do link acima, é a noção de Fatorial. Já vimos em sala, mas preparei uma matriz com explicação e exercícios (que também são tarefa).

PDF - Análise  Combinatória [Fatorial]

OBS. 1: NÃO É NECESSÁRIO IMPRIMIR QUALQUER UMA DESSAS MATRIZES. JÁ ESTÃO IMPRESSAS NO COLÉGIO.

OBS.2: AS TAREFAS DEVEM SER FEITAS NO CADERNO, INCLUINDO CONTAS.

Bons estudos.

sábado, 28 de setembro de 2013

Devaneios - I

  Decidi aproveitar esta época do ano para focar minha leitura em livros de romance matemático, como por exemplo O homem que calculava, de Malba Tahan. Ao pesquisar por sugestões de leitura, deparei-me com a escrita abaixo, que muito se assemelha à minha experiência universitária. Excelente leitura para os que não conseguem compreender de onde veio este ser que investe 5 aulas por semana procurando incutir ideias, conceitos e concepções matemáticas.

  "Muito tempo atrás, quando ainda era jovem e idealista, eu acreditava que a lua era de queijo e que existia como ser humano numa sociedade ideal e coerente. De todas as ciências, minha paixão era a matemática. No ano 1970 de nosso senhor, entrei como calouro no curso de Matemática Teórica e Aplicada, e durante quatro anos viajamos por mundos abstratos, maravilhosos e desconhecidos para a maior parte dos mortais.
  Estávamos no ápice do conhecimento. No último ano (quinto), adentraríamos as regiões limítrofes de pesquisa, onde muitos esqueletos apodrecem entre teoremas sem prova e caminhos que terminam em abismos do pensamento.
  Meus colegas do primeiro ano, na sua maior parte, tinham desertado das trincheiras para fazer cursos menos perigosos, como Engenharia, Advogacia e até Medicina, que estudam coisas concretas e seguras. Não que estes cursos sejam inferiores; é que eles não exigem tua sanidade mental.
  Existem muitos tipos de matemáticos: aqueles que irão lecionar, os que farão pesquisa para os governos (Criptografia, Previsões e até trajetórias no espaço), e no final da linha ficam os que foram pegos na armadilha da maldição do saber abstrato, aqueles que tentaram pular no desfiladeiro com a vã esperança de não morrer no final da queda.
No quinto ano, os sobreviventes (na media 3% da turma inicial) escolheriam as disciplinas que iriam definir seu futuro.

  Na mês de janeiro recebemos a lista de disciplinas “finais”, numa folha com três colunas: na primeira o nome do Tutor, na segunda o nome da matéria (Números Transinfinitos, Teoria de Grupos, Teoria de Anéis, Álgebras de Lie e Teoria de Representações, entre muitas quimeras prontas para te devorar), e, finalmente, na terceira, o número de vagas, que sempre era um máximo de duas.
  No primeiro domingo do mês de fevereiro, para nos lembrar que a partir daquele instante não teríamos mais vida pessoal, a “aula magna” foi, como sempre, proferida pelo Dr. Kustonov, russo refugiado que havia fugido do Stálin. A primeira frase era para nos desmontar, fazer com que os novos “gladiadores” pudessem ter uma última chance de desistir: “Senhores, absolutamente tudo o que aprenderam nestes quatro anos, o conhecimento matemático, alicerce de nossa cultura ocidental, está construído sobre fundações falsas, podres, que a qualquer momento podem desabar!” Logo a seguir, nas próximas quatro horas, fazia uma demostração atribuída a Kurt Gödel (que morreu de fome, por vontade pessoal), nos quadros que rodeavam a sala do auditório. De forma bem simplificada, o enunciado dizia que toda teoria matemática baseada em axiomas (por exemplo “a distância mais curta entre dois pontos é uma reta”) fatalmente obterá resultados, nunca demostrados pelos axiomas que sustentam a teoria. Toda teoria matemática é inconsistente!
  Lá pelas sete horas da noite, após a inoculação mortal da aula magna, restava uma única ação: voltar a pé e entrar no bar dos universitários, pedir uma bebida e refletir sobre nossos futuros, alguns sozinhos, outros com seus colegas. Tínhamos duas opções: a primeira era entrar no labirinto abstrato do mundo matemático sabendo que uma vez lá dentro nunca encontraríamos a saída; e a segunda era desistir de uma aventura enlouquecida e procurar praias mais sólidas e menos ariscadas. Menos de 1% dos meus colegas escolheram o caminho desconhecido; o resto, eu inclusive decidiu usar o conhecimento imperfeito (agora sabíamos) no que se denomina  “Matemática Aplicada” (Estatística, Informática ,essas coisas mais simples e corriqueiras).
  O leitor acredita que estou divagando ou brincando, quisera Deus. Vou lhes dar um exemplo. Muitos dos matemáticos que continuaram as pesquisas de Cantor sobre os números transinfinitos, inclusive ele, tiveram um desses finais: suicídio ou loucura! Até existe um documentário da BBC com o titulo de “Matemáticas Perigosas”.
  O romance matemático Tio Petros e a Conjectura de Goldbach trata desse dilema, tomando como linha-mestra a pesquisa infrutífera para provar a famosa conjectura, que na realidade foi inicialmente enunciada por Euler (morreu louco num sanatório). Parece simples de provar, e diz que: Todo número par maior que dois (2) é igual à soma de dois número primos.
  Se o leitor paciente, que chegou até este ponto, quiser testá-la, faça o seguinte: escolha um número par (20, por exemplo) e verá que é igual a (17 + 3), ambos números primos; este comportamento funciona sempre no teste empírico, porém ainda não foi “demostrado matematicamente”. Isto não significa que não tenha solução, esperança que em última instância se transforma numa armadilha."

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

6° Ano - Tarefa [correção e dica]

Como recebi algumas perguntas aqui pelo blog, decidi publicar o arquivo com a tarefa que que lhes entreguei. Neste arquivo, escrevi também a correção dos exercícios já feitos em sala, assim como uma dica para o 14 (que foi o único a mim requisitado por aqui).
Como a tarefa já foi passada ontem, e já deviam ter começado a fazer, não aceitarei novos pedidos com dicas e explicações destes mesmos exercícios, afinal: "tarefa passada no dia, tarefa feita no dia".

PDF

8° Ano - Análise Combinatória I

Preparei este material para auxiliá-los em seus estudos.
Não precisam imprimir, pois receberão uma cópia no início da próxima semana.

domingo, 15 de setembro de 2013

8° Ano - Prova sobre Probabilidades

Boa tarde 8° Ano,
Conforme havia combinado com vocês, estou publicando a prova que vocês realizaram nesta semana (atrasado, eu sei). Procure refazer a prova, mesmo que já a tenhamos refeito em sala, pois é uma forma de estudo e abrange praticamente tudo que vimos em sala, sendo assim também uma atividade de revisão.

Prova

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tarefa de 03/09 para 09/09 - 6º Ano, Divisão entre decimais [Khan]



Vocabulário:

Desta vez não há vocabulário. E nem teria como, pois não há nada escrito, apenas as contas. Ah, há algo de diferente sim: no terceiro exercício as divisões estão com a chave, porém a forma como eles fazem a chave é diferente da nossa, eles dividem pra cima! Hã, como assim? Explicarei (ou expliquei, depende de quando você está lendo esta postagem) em sala para todos.

Bons estudos.

sábado, 31 de agosto de 2013

8º Ano - Tarefa de 31/08 para 04/09 - Probabilidade [Khan]

O nome pode não ser familiar, mas a ideia por detrás é. Já estudamos que quando desejo que duas coisas ocorram, para calcular sua probabilidade preciso multiplicar a probabilidade da primeira acontecer com a probabilidade da segunda.
Por exemplo: Qual a probabilidade de eu pegar dois 7 seguidos de um baralho comum, sem coringas, sem devolução?
  Um baralho comum tem 52 cartas -> n(S) = 52.
  Existem quatro 7 em um baralho -> n(E) = 4.
  A probabilidade então da minha primeira carta ser um 7 é de 4/52, simplificando: 1/13.
  Como não há devolução, sobraram 51 cartas no baralho -> n(S) = 51.
  Ainda temos três 7 no baralho -> n(E) = 3.
  Logo, a probabilidade d minha segunda carta ser outro 7 é de 3/51, simplificando: 1/17.
  A probabilidade dos dois eventos ocorrerem é (1/13)x(1/17) = (1/221).

Exercício 2 – Independent Probability (Probabilidade independente)

Como aparecerão situações-problema, aconselho o uso de um bom tradutor. Como reclamaram do google tradutor, fica como responsabilidade de vocês descobrir como melhor compreenderão.
Aceito sugestões nos comentários.

LEMBREM: resposta final precisará sempre estar simplificada.

9° Ano - Autoavaliação e exercícios no KA

Peço que todos alunos do 9° Ano que não me entregaram suas autoavaliações na quinta-feira, me entreguem pessoalmente na segunda, 02/09.

Além disso, para os que tiveram preguiça de ser correr atrás por si só e mostrar autonomia, vontade e comprometimento com sua aprendizagem, posto aqui alguns links de exercícios que BOA parte de vocês precisa treinar:

Trigonometria básica (0.5)
Trigonometria (1)
Trigonometria (2)

Extraindo raiz quadrada (1)
Extraindo raiz quadrada (2)

Frações - Adição (1)
Frações - Subtração (1)
Frações - Adição (2)
Frações - Subtração (2)
Frações - Adição e Subtração
Frações - Multiplicação
Frações - Divisão

Teorema de Pitágoras

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Tarefa de 26/06 para 28/08 - 7º Ano, Média Aritmética, Moda e Mediana [Khan]

Vídeo para auxílio em português

No primeiro exercício, treinaremos os cálculos de Médias Aritméticas, Moda e Mediana. Já no segundo treinaremos também a interpretação de problemas.

Vocabulário de auxílio:
Arithmetic mean = média aritmética
Mode = moda
Median = mediana

What is the ... of the following numbers? = Qual é a ... dos seguintes números?
What was her average score on the tests? = Qual sua pontuação média nos testes?

Qualquer necessidade de ajuda extra: http://translate.google.com.br/
Ctrl + C e Ctrl + V. Já testei e a tradução é boa o suficiente para a compreensão dos enunciados.

Tarefa de 26/08 para 28/08 - 8º Ano, Probabilidade [Khan]



Nesta série de exercícios, é perguntada a probabilidade de um evento ocorrer. Todos os eventos são relacionados à dados, porém as vezes aparecem dados de 4 lados (os triangulares).
Abaixo da pergunta, sempre aparece uma figura com o espaço amostral. Vocês podem usá-la como auxílio, até selecionando as casas se quiserem; porém não é obrigatório para a resposta final. Ah... a resposta final precisará sempre estar simplificada.

Vocabulário de auxílio:
Add = somar
Six-sided = de seis lados
Four-sized = de quatro lados
For a given roll = para uma jogada de dados
What is the probability that... = Qual a probabilidade de...
Less = menos
Less than = menos de
Or less = ou menos
Black die = Dado preto
White die = Dado branco
Even = par
Odd = ímpar

At least one = pelo menos um

Tarefa de 26/06 para 28/08 - 6º Ano, Adição e Subtração entre decimais [Khan]




Vocabulário:

Como no desafio podem aparecer problemas variados, não consigo estipular um vocabulário potente. Assim, recomendo que usem o tradutor do google: 


Só fazer Ctrl + C e Ctrl + V. Já testei e a tradução é +/-, porém boa o suficiente para a compreensão dos enunciados.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

6° Ano (KA) - Números Decimais I

Duas listas de exercícios sobre decimais:


Para entrar nos exercícios, vocês precisam usar o login do Khan Academy que já devem ter criado. Caso ainda não criaram, mandei um e-mail pra vocês com um convite, deem uma olhada.

Khan Academy

Sabemos que a internet tem suas utilidades e suas inutilidades. Uma ótima ferramenta online que temos à nossa disposição é o site Khan Academy.
Eventualmente o utilizaremos para algumas atividades na sala de informática e para outras extra-classe, como tarefas.
Devido ao conteúdo e aos exercícios lá apresentados, algumas turmas utilizarão com mais frequência. Independente do uso encaminhado pelo professor (eu, claro), esta ferramenta possui a excelente oportunidade de fortalecerem sua base com exercícios e vídeos, começando por simples adição.

Creio que o uso deste recurso servirá para reforçar a aprendizagem de vocês.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

8° Ano - Projeto [designação das tarefas]

 Meus caros, conforme lhes dito em sala, estou postando as atribuições de cada grupo.
 O que vocês farão?
 Como agora nas férias será complicado o encontro físico de alguns grupos, o primeiro passo é realizar a pesquisa individualmente. Após isso, por e-mail ou pelo grupo de vocês no facebook, conversem definindo como escrever o portfólio correspondente. Alguém inicia um rascunho e os outros do grupo colaboram com o aprimoramento deste.
 Pensem nos desenhos e deixem espaços para tais, pois não serão impressos, mas desenhados à mão. Mesmo que ninguém do seu grupo desenhe, faça uma lista dos desenhos que pretendem e em que espaços deverão estar, para que depois não haja confusão.

 Sempre que precisarem poderão entrar em contato comigo aqui pelo blog, inclusive mandando anexos.

 Para ajudá-los, montarei o portfólio do Isaac Newton e postarei aqui. Para tal, temos a primeira parte da tarefa:
 Cada grupo deverá me mandar o que escreveu na última aula, quando pedi para amadurecerem o portfólio e pesquisa sobre Isaac. Com estes dados, montarei o portfólio. Até o final da semana que vem já deve ter pelo menos um rascunho.

 Agora, a segunda parte da tarefa: as responsabilidades de cada grupo [entre colchetes o tema de cada portfólio]

Grupo 1: [Aristóteles] & [Robert Boyle]
 Amanda
 Jean
 Peter

Grupo 2: [Copérnico] & [Johannes Kepler]
 Helena
 João Francisco
 Gabriel

Grupo 3: [Bonaventura Cavalieri] & [Binômio de Newton / Teorema do Binômio]
 Luiza
 Leonardo
 Yan

Grupo 4: [Pierre de Fermat] & [Lei da Gravitação Universal]
 Manuela
 Cairê
 Pedro

Grupo 5: [Leibniz] & [Cálculo Diferencial (& Tangentes) e Cálculo integral]
 Sophia
 Abel
 Arthur

Grupo 6: [Robert Hooke] & [Cores/Ótica]
 Catarina
 Bruno
 Nícholas

Grupo 7: [Alquimia & Eter] & [Livros: Philosophiae Naturalis Principia Mathematica & Quaestiones Quaedam Philosophicae]
 Luke
 Mathias
 Marcelo
 Bernardo

 Todos os grupos estão recebendo dois portfólios.
 Escolham um destes dois temas para começar. Este tema escolhido deverá ter um belo rascunho até quarta, 17 de julho. Tais rascunhos deverão ser a mim enviados pelo blog. Após algumas dicas e correções, vocês terminarão este primeiro portfólio.
 A entrega da versão final do primeiro portfólio e do rascunho do segundo me deverão ser apresentadas no dia 29/07, conforme nosso calendário.

 Novamente: estarei a disposição,
 Professor Daniel.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

8° Ano - Tarefa

Tarefa segue neste link.

Mesmo não imprimindo, há a necessidade de fazer ambas questões (o resumo e o exercício).

sexta-feira, 21 de junho de 2013

9° Ano - Tarefa para 25/06/13

Conforme combinado em sala, estou lhes postando a tarefa para terça-feira.
Devem ser feitas as questões 1 e 3 ao 9 do seguinte link.

Imagem "guia" para o exercício 6:

terça-feira, 18 de junho de 2013

8° Ano - Tarefa para 19/06/13

Amanhã vocês receberão esta mesma folha impressa.
Por enquanto, como tarefa ficam apenas os itens A, B, C, D e E dos exercícios 1 e 2.

Faça o download da tarefa aqui.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

6° Ano - Avaliação do dia 13/06/13

  Boa tarde meus caros.
  Fiquei de falá-los em sala, mas como as vezes ocorre: esqueci.

  O fato é que a avaliação desta quinta-feira será um relatório sobre:

  • Adição
  • Subtração
  • Multiplicação
  • Divisão
  • Simplificação
  • Expressões numéricas

  Tudo isso dentro de frações.

  Vou exigir especificadas as diferenças entre adição e multiplicação, como: precisamos deixar o denominador igual? podemos simplificar uma fração com outra antes de resolver? qual faço primeiro? coisas assim.

  Bons estudos.

7° Ano - Tarefa para 12/06

Voltando ao básico - resolver as seguintes equações:

sexta-feira, 5 de abril de 2013

9° Ano - Trabalho


Conforme havia comentado ontem em sala, posto aqui os grupos e o tema em questão:

TEMA 1: O que são equações do segundo grau e coeficientes.
         Grupo 1:
                   André
                   Liz
                   Lara
         Grupo 2:
                   Diogo
                   Noelle
                   Pedro
                   Sophia

TEMA 2: Delta (como se calcula e pra que serve).
         Grupo 1:
                   Carolina Tinoco
                   João Pedro
                   Yasmin Bogo
         Grupo 2:
                   Amabile
                   Gennaro
                   Vicente

TEMA 3: Bhaskara.
         Grupo 1:
                   Eduardo
                   Emília
                   Hanna
         Grupo 2:
                   Sofia
                   João Manoel
                   Leonardo

TEMA 4: Soma e Produto.
         Grupo 1:
                   Henrique
                   Laura
                   Thomas
         Grupo 2:
                   Clara
                   Gabriel
                   Mariana

TEMA 5: Equações Bi quadráticas.
         Grupo 1:
                  Betina
                  Lourenço
                   Yasmin Hodson
         Grupo 2:
                   Carolina Peixe
                   Ohanez
                   Raphael

Observações importantes:
(1) Os grupos dos temas 1, 2 e 3 apresentarão seus vídeos no dia 16/04.
(2) Os grupos dos temas 4 e 5 apresentarão seus vídeos no dia 25/04, pois ainda não vimos tais conceitos, ou seja: não se apavorem, mas esperem.
(3) O vídeo produzido deve ser editado e filmado por vocês, e em tal deve ser apresentada uma explicação do conteúdo em questão. Não precisa aparecer o rosto de vocês; observem alguns vídeos de explicação no youtube. Aconselho pesquisarem "sistemas de equações" como exemplos de vídeos.
(4) Qualquer coisa, estarei aqui para ajudá-los.
(5) ALGUÉM POR FAVOR AVISE A LARA, POIS ELA ESTÁ SEM INTERNET.

quarta-feira, 6 de março de 2013

7° Ano - Tarefas e Exercícios Extras

Tarefas


Exercício de expressões numéricas (do dia 6/03 para o dia 11/03), respostas:
a) 17
b) 24
c) 52
d) -154
e) 5
f) 16
g) 108
h) -56
i) -6
j) 20
k) 40000
l) 20
m) -20
n) [errata: ao invés de 45896, o correto é 45892] resposta: 2392

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

8° Ano - Gabarito (Pitágoras)

Questão 2 - Total: 2,65m (a rampa tem 65 centímetros de comprimento).
Questão 3 - Total: 2,10m (a parte inclinada do corrimão: 1,50m + 0,30 + 0,30 das partes horizontais).
Questão 4 - PQ = 15
Questão 5 - 30cm
Questão 6 - 35 passos
Questão 7 - 500m

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

8° Ano - Trabalho sobre os Números Reais

Para ajudá-los no trabalho dos números reais, e conforme me foi requisitado, estou repostando "conjuntos numéricos" do ano passado. O conjunto dos números reais é só um de vários conjuntos numéricos. De qualquer forma, aí está:


Para começar a falar de número negativos, vamos relembrar um pouco a ideia de conjuntos numéricos. Já trabalhamos com os números  naturais, com os números inteiros e com os números racionais (mesmo que não soubéssemos que estes são os nomes deles).
Dividimos os conjuntos básicos da  forma que se segue:
Primeiramente admito que desenhar no Paint não é exatamente meu forte e por isso esse "peixe"saiu da forma que saiu.

Os conjuntos básicos são:

Os Naturais
N = {0, 1, 2, 3, · · · }

Os Inteiros
Z = {· · · , −3, −2, −1, 0, 1, 2, 3, · · · } = {0, ±1, ±2, ±3. · · · }

Os Racionais
Q = p/q onde p ∈ Z e q ∈ N* (esse asterisco quer dizer que estamos tirando o "Zero" do conjunto).
Aqui temos os números que conseguimos escrever em forma de fração, com números inteiros - sem vírgula - em cima e embaixo, lembrando que em baixo não pode ser zero.
Se você não sabe o por quê de não poder ser zero, vou deixar como curiosidade a ser respondida em sala de aula.

Os Irracionais
I = números que não podem ser escritos em forma de fração.

Os Reais
R = Q + I, ou seja, juntando os Racionais com os Irracionais temos os Reais.

O Universo
Existem vários outros conjuntas além dos acima citados. O Conjunto Universo é o conjunto que contém todos esses outros vários conjuntos.

O Vazio
O conjunto vazio simplesmente não contém nada, nem sequer um elemento. Pode parecer meio absurdo e inútil, mas estudando uma matemática mais avançada ele se torna bem importante.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Capa



  Meus caros alunos, em especial do 6° ano...

  Caso vocês estejam se perguntado: Como que eu faço a capa do caderno de matemática ( e de outras disciplinas)? O que eu coloco ou escrevo?

  Bem, a cada de um caderno é sua apresentação, então é algo de gosto pessoal. Eu diria que, por ser uma apresentação, deve apresentar alguma coisa relacionada á disciplina.

  No caso do caderno de MTM, anexei abaixo algumas imagens que podem ajuda-los com ideias. O importante é fazer algo bonito e que lembre a disciplina.

  Que tal escrever o nome da disciplina de forma diferente? Eis uma sugestão de fontes:

  Agora, caso também queiras desenhar, aí vão ideias sobre coisas que todos vocês já conhecem:


 --|--


--|--


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Boas vindas aos alunos do Sarapiquá

Então meus caros;

Assim como no ano passado, durante este ano o blog será uma segunda forma de contato entre nós. Aqui postarei alguns dos materiais a vocês entregues em sala de aula, então caso faltem poderão ter acesso por aqui (ou seja: sem desculpas para não fazer as atividades). Aqui teremos também um calendário, onde vocês poderão ver um pouco da programação de vocês, com datas de provas, testes e entregas de trabalhos.

Quando tiverem dúvidas sobre algum conteúdo, ou quiserem que eu desenvolva melhor um explicação, poderão falar comigo por aqui. Perguntem e exponham suas ideias, encarem como mais um espaço para discussão do nosso conteúdo.

Tudo que escreverem/comentarem aqui eu procurarei responder o mais rápido possível. Críticas e sugestões, podem ser feitas por aqui também.

Este ano, verificarei a possibilidade de usar dois alunos por turma, como responsáveis por postar as tarefas e atualizar a agenda online.

PS.: OBSERVAR AQUI NO SITE SE TEM OU NÃO TAREFAS NÃO EXCLUI A OBRIGATORIEDADE DE VERIFICAR TAMBÉM NA SECRETARIA, E VICE-VERSA.

Até mais, Professor Daniel.