terça-feira, 5 de julho de 2016

7º Ano - Projeto Pokémon

Caros alunos do 7º ano,

'O mundo no qua vocês estão prestes a entrar será o cenário de uma grande aventura onde vocês são os heróis.
Fale com as pessoas, e verifique cada coisa por onde quer que passe, vá às diferentes cidades, estradas e cavernas. Junte informação e dicas de todas as fontes possíveis.
Novos caminhos se abrirão por ajudar pessoas em necessidade, superar desafios e resolver mistérios.
Às vezes, vocês será desafiado por outros treinador e atacado por criaturas selvagens. Seja forte e persevere.
No decorrer da aventura, esperamos que vocês interajam com todo tipo de pessoas e alcancem bom crescimento individual. Esse é nosso maior objetivo.
Aperte o botão A, e dê um ponto de partida à sua aventura!'
(Tradução nada ao pé da letra da introdução que aparece em um dos jogos da franquia Pokémon)

Em nosso caso mais específico, cada um de vocês terá 2 pokémons para uso em batalhas que será feitas na sala de aula. O primeiro foi sorteado em sala no dia 5 de julho e o segundo pokémon sorteado por mim (com auxílio de um site de sorteios) no mesmo dia.

Assim, ficaram definidos os seguintes pokémons para cada aluno:


Alice

161 – Sentret 
335 - Zangoose



Alissa
89 – Muk

515 - Panpour



Amélie

451 – Skorupi

645 - Landorus



Beatriz
58 – Growlithe
696 - Tyrunt



Bernardo
432 – Purugly
160 - Feraligatr



Caio
715 – Noivern
440 - Happiny





Carolina
703 – Carbink
561 - Sigilyph



Don
542 – Leavanny
255 - Torchic



Eduardo
48 – Venonat
476 - Probopass



Gil
634 – Zweilous
237 - Hitmontop



Igor
61 – Poliwhirl
15 - Beedrill



Isabela
343 – Baltoy
710 - Pumpkaboo



Leonardo
29 – Nidoran Fêmea
62 - Poliwrath



Liu
90 - Shellder
695 - Heliolisk



Lucas
657 - Frogadier
594 - Lilligant



Marina
694 - Helioptile
461 - Weavile



Mateus
625 - Bisharp
6 - Charizard



Nicholas
444 - Gabite
676 - Furfrou



Mor
43 - Oddish
404 - Mawile
Mor, caso fosse para ser o 202, teríamos que mudar, pois Wobbuffet não aprende qualquer ataque. Então ficaremos assim mesmo.


Olivia
34 - Nidoking
371 - Bagon



Rebecca
139 - Omastar
9 - Blastoise



Safira
538 - Throh
332 - Cacturne


Jasmin

430 - Honchkrow

357 - Gropius




Théo
710 - Pumpkaboo
679 - Honedge



Vito
517 - Munna
409 - Rampardos



Vitória
404 - Luxio
251 - Celebi


Nas próximas postagens vocês saberão o que devem pesquisar sobre cada um de seus pokemóns.
Enquanto isso, procurem treina-los bem. Enfrente batalhas, conquiste insígnias nos ginásios e se aqueça para entrar na Liga Pokémon!

To be continued...

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Amanhã teremos a Olimpíada de Matemática na escola.
Os alunos que quiserem aproveitar para ver as provas dos anos anteriores conseguirão isso no link abaixo:

http://www.obm.org.br/opencms/provas_gabaritos/

Notem que amanhã será a primeira fase e que as avaliações são divididas em níveis, sendo:

  • Nível 1: 6o e 7o anos
  • Nível 2: 8o e 9o anos
Podem também assistir a alguns vídeo treinamentos no seguinte link:

http://www.orm.mtm.ufsc.br/videotreinamentos.php

Bons estudos

segunda-feira, 13 de junho de 2016

8° Ano - Convite para tutoramento

Meus caros, agora há pouco enviei o convite de tutoramento para os e-mails a mim entregue em sala hoje. Segue o status de cada aluno da sala:

Alana - ok
Ana Amabile - não recebi e-mail
Antonella - convite enviado
Artur - convite enviado
Benedek - ok
Bruna - ok
Gabriel - ok
Igor - convite enviado
Lorenzo - convite enviado
Luan - ok
Maria Eduarda - convite enviado
Marina - convite enviado
Mateus - não recebi e-mail
Paula - ok
Pedro Luna - ok
Pedro Machado - convite enviado
Raul - ok
Sofia - convite enviado
Victoria - convite enviado

sexta-feira, 10 de junho de 2016

7° Ano - Trabalho, Parte III - Gabarito

Como combinado, aqui está o gabarito para que vocês verifiquem quaisquer questões por ventura erradas e corrijam para nossa próxima aula.
As barras "/" nas respostas correspondem à divisão, fração.
Claro que é possível que tenhamos um ou outro erro aqui no gabarito. Então vocês percebendo isso, por favor me avisem. Bons estudos.

Questão 5:

a) 1/5
b) 13/10
c) 2/25
d) 201/1000
e) 97/200
f) 868/25
g) 1469/200 (recorrigida)
h) 38217/50

Questão 6:

a) 36
b) 15
c) 40
d) 40
e) 66
f) 63
g) 64
h) 108
i) 2
j) -15
k) -40
l) 45
m) 2
n) 2
o) 4
p) 5
q) 8
r) 7
s) 16
t) 12
u) 8
v) 9 
w) -13
x) -7 (está correta assim)

Questão 7:

a) 7/10
b) 7/10
c) 8/9
d) 8/3
e) 29/8
f) 1/4
g) -7/18

Muito obrigado Amélie!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

8º Ano - [KA] Expressões Algébricas I - Monômios e Polinômios

   Uma das melhores ferramentas de estudo da matemática que conheço é o Khan Academy.
   Com base no que conversamos em sala, acredito que poderá ser de muita utilidade para vocês, pois além de exercícios há vídeos com explicações.
   Outro fator excelente é que eu consigo observar como cada um de vocês está se saindo e focar as parte das próximas aulas pensando nisso.

   Claro que teremos outras formas e ferramentas de estudo, mas no momento essa me parece a mais adequada. Peço que, além do Khan Academy [KA], vocês se comuniquem comigo expressando suas dúvidas aqui no blog.

   Sobre o conteúdo que estamos estudando, separei as seguintes atividades como tarefa:

   Sugiro que façam dois links por dia e repitam pelo menos 1 vez cada link em dias diferentes. Claro que podem fazer todos em apenas um dia, mas daí peço que refaçam todos outro dia também. Isso nos ajudará no aproveitamento do tempo.

   Bons estudos!

quinta-feira, 26 de maio de 2016

7° Ano - Parte III do trabalho

Boa tarde meus caros, como ainda não aprendemos alguns conceitos envolvidos nessa parte do trabalho, estou adiando tal entrega por uma semana. Assim, vocês deverão me apresentar essa terceira parte no caderno no dia 6 de junho. 

          Bom feriado!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

6º Ano - Nomenclatura de Potências

Para relembrar:

Expoente   ->   Como lemos

      1          ->      (não lemos o 1 no expoente)
      2          ->      ao quadrado 
      3          ->      ao cubo
      4          ->      elevado a 4 / na quarta potência
      5          ->      elevado a 5 / na quinta potência
      6          ->      elevado a 6 / na sexta potência
e assim vai, a partir do 4 usamos sempre as mesmas duas opções.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

8º Ano - Matriz de conteúdo e tarefa

Aqui está, matriz sobre o Método III para resolver Sistemas de Equações

M-06 - Método da Comparação

Os exercícios de tarefa são, corrigindo o que eu havia escrito no quadro:

  • 1
  • 2
  • 4 a, b
Bons estudos e tenham um excelente feriado.
Nos vemos na segunda,

:Daniel.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

9º Ano - Tarefa sobre conjuntos (aula de 8 de abril)

Questões sobre Conjuntos


1) Em uma prova de aptidão 80 candidatos acertaram pelo menos um entre dois testes. Sabe- se que 70 candidatos acertaram o primeiro teste e 50 acertaram o segundo teste. Qual o número de candidatos que acertaram os dois testes?

2) Numa sala de aula há 35 meninos, 15 meninas que não usam óculos e 7 meninos que usam óculos. Se, ao todo, 18 alunos usam óculos, qual é a quantidade de alunos nessa sala?

3) Em uma outra sala de aula, 21 alunos falam francês, 20 não falam inglês, 32 só falam inglês e 45 só falam um desses dois idiomas. Pergunta-se:
a)  Qual o total de alunos da sala?
b)  Quantos falam os dois idiomas? 


4) Numa pesquisa realizada, verificou-se que, das pessoas consultadas, 100 liam o jornal A, 150 liam o jornal B, 20 liam os dois jornais (A e B) e 110 não liam nenhum dos jornais. Quantas pessoas foram consultadas? 


5) Numa outra pesquisa sobre a preferência em relação a dois jornais, foram consultadas 470 pessoas e o resultado foi o seguinte: 250 delas lêem o jornal A, 180 lêem o jornal B e 60 lêem os jornais A e B. Pergunta-se:
a) Quantas pessoas lêem apenas o jornal A? 
b) Quantas pessoas lêem apenas o jornal B? 
c) Quantas pessoas lêem jornais?
d) Quantas pessoas não lêem jornais? 


--- Questões retiradas do http://www.ufjf.br ---