sexta-feira, 8 de abril de 2016

9º Ano - Tarefa sobre conjuntos (aula de 8 de abril)

Questões sobre Conjuntos


1) Em uma prova de aptidão 80 candidatos acertaram pelo menos um entre dois testes. Sabe- se que 70 candidatos acertaram o primeiro teste e 50 acertaram o segundo teste. Qual o número de candidatos que acertaram os dois testes?

2) Numa sala de aula há 35 meninos, 15 meninas que não usam óculos e 7 meninos que usam óculos. Se, ao todo, 18 alunos usam óculos, qual é a quantidade de alunos nessa sala?

3) Em uma outra sala de aula, 21 alunos falam francês, 20 não falam inglês, 32 só falam inglês e 45 só falam um desses dois idiomas. Pergunta-se:
a)  Qual o total de alunos da sala?
b)  Quantos falam os dois idiomas? 


4) Numa pesquisa realizada, verificou-se que, das pessoas consultadas, 100 liam o jornal A, 150 liam o jornal B, 20 liam os dois jornais (A e B) e 110 não liam nenhum dos jornais. Quantas pessoas foram consultadas? 


5) Numa outra pesquisa sobre a preferência em relação a dois jornais, foram consultadas 470 pessoas e o resultado foi o seguinte: 250 delas lêem o jornal A, 180 lêem o jornal B e 60 lêem os jornais A e B. Pergunta-se:
a) Quantas pessoas lêem apenas o jornal A? 
b) Quantas pessoas lêem apenas o jornal B? 
c) Quantas pessoas lêem jornais?
d) Quantas pessoas não lêem jornais? 


--- Questões retiradas do http://www.ufjf.br ---

4 comentários:

  1. Da maneira que eu vi as questões, parece que estão faltando informações. Rafael M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De início pode dar essa impressão mesmo, mas elas são "fazíveis". Talvez lhe ajude procurar imaginar a cena, as situações. Não seria problema encontrar uma forma alternativa para resolver cada questão, seria até muito interessante.

      Excluir
  2. Professor, não consegui fazer a questão 2 usando conjuntos. Resolvi sem eles. Nicolas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, por favor nos apresente em sala (mas tem sim como fazer por conjuntos).

      Excluir